Aprenda Português de forma simples!

 

A plataforma Português mais perto http://www.portuguesmaisperto.pt/PT/ reúne dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno, complementada, numa segunda modalidade, com a possibilidade de dispor de apoio de um tutor.

 

É disponibilizada em duas vertentes: Português Língua Materna, para alunos que frequentaram a escola em Portugal e que, em virtude da emigração temporária dos seus pais, residem no estrangeiro, tendo no seu horizonte voltar ao sistema escolar português, e Português Língua de Herança, para alunos que sempre frequentaram a escola no estrangeiro.

 

Uma iniciativa do Camões, I.P. e da Porto Editora

 


"Rede dos Rostos de Portugal da Alemanha"

 

O projeto “Rede dos Rostos de Portugal na Alemanha” foi lançado em Novembro de 2015 e assenta numa lógica de proximidade e de colaboração aberta a todos os elementos da Comunidade Portuguesa na Alemanha, independentemente do seu local de residência, idade ou ocupação profissional.

“Rostos” visa criar uma rede de contactos em que a partilha não tem somente como objetivo conhecer melhor quem faz parte da nossa Comunidade, ou “quem é que...m”, mas sobretudo aumentar a sua visibilidade no contexto da sociedade alemã.

Trata-se assim de uma causa coletiva que apenas poderá alcançar os resultados pretendidos se houver uma união de esforços por parte de todos quantos desejam trabalhar em prol da Comunidade de forma construtiva e positiva e da promoção da imagem de Portugal.

 

Junte-se aos “Rostos”:

https://www.facebook.com/groups/523509154522036/ e contribua para que esta nossa “Rede dos Rostos de Portugal na Alemanha” se torne a cada dia mais relevante!


Iº Encontro de Empresários da Diáspora

 

S. Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, convida agentes económicos e empresários portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro à participação no “Iº Encontro de Empresários da Diáspora”, que terá lugar em Sintra, Portugal, nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2016.

 

As inscrições para participação deverão ser dirigidas ao endereço de correio eletrónico gabinete.secp@mne.gov.pt até 31 de Outubro de 2016.

Mais informação em https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid .

  


Download
Poster Permanências Consulares Braunschw
JPG Image 132.4 KB

OS SERVIÇOS CONSULARES AOS PORTUGUESES CHEGAM À REGIÃO DE BRAUNSCHWEIG, WOLFSBURG E HANNOVER!

 

O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo tem o prazer de informar que se iniciarão Permanências Consulares em Braunschweig, no Centro Português, situado em Karl-Hintze Weg 70, 38104 Braunschweig. Em 2016, as Permanências Consulares terão lugar nos seguintes dias e horários:

 

- Dia 28 de Setembro, 4ª feira, entre as 10:30 e as 16:30

- Dia 22 de Novembro, 3ª feira, entre as 10:30 e as 16:30.

 

O calendário de Permanências Consulares para 2017 será oportunamente divulgado.

 

O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo pede aos estimados utentes que façam desde já a sua marcação através dos telefones 040/355348-4, -58 ou -64, ou do Email consulado.hamburgo@mne.pt




Mensagem de S. Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião do período de férias de verão dos Portugueses residentes no estrangeiro.

 

SEJAM BEM-VINDOS!

O mês de Agosto é o tempo da peregrinação dos emigrantes às suas terras de origem. Neste tempo de férias, vindos de todos os países do mundo, os portugueses da diáspora regressam ao país, à terra, a casa, à família. É aqui, em Portugal, que têm as raízes e este é o momento de matar saudades, de rever amigos, de carregar baterias.

Como secretário de Estado das Comunidades Portuguesas quero associar-me às viagens de regresso dos portugueses num desejo de que, independentemente dos meios utilizados, cheguem bem. Faço votos para que a ânsia do destino não retire discernimento, responsabilidade, segurança e tranquilidade às deslocações. Refiro-me, concretamente, àqueles que utilizam os automóveis para o regresso a casa. Convém programar bem a viagem, respeitar as regras de trânsito e descansar sempre que necessário.

Há que aproveitar o nosso país. Portugal é cada vez mais destino para as férias de muitos turistas estrangeiros, também, por obra da promoção que os emigrantes fazem nos seus países de acolhimento. Portugal, com as recentes vitórias desportivas, com saliência para a conquista do Euro2016, tem aumentado a visibilidade planetária. O mundo descobre Portugal. Os portugueses no mundo são autênticos embaixadores da nossa pátria.

Uma das prioridades políticas da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas é o alargamento territorial e institucional da rede de Gabinetes de Apoio ao Emigrante. Ao mesmo tempo, queremos criar esta resposta em municípios dos países de acolhimento e, em resultado da boa cooperação interinstitucional, dar-lhes um outro conteúdo em termos sociais e económicos.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante resulta de um protocolo de cooperação entre a Direcção- Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e os Municípios Portugueses, tendo como destinatários os portugueses ainda emigrados, aqueles que já regressaram ou que irão regressar, bem como os que pretendem iniciar um processo migratório.

A 23 de Abril deste ano foi apresentado, em Coimbra, o modelo da nova geração de protocolo dos GAE, resultando de acordos entre a DGACCP, a ANAFRE e a ANMP. Este novo modelo de Gabinetes de Apoio ao Emigrante procura valorizar a dimensão económica e empresarial por intermédio da relação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

O GAE está, pois, tecnicamente habilitado, numa lógica de “Loja do Cidadão”, a tratar dos assuntos inerentes à vivência passada de emigrante (segurança social, equivalência de estudos, investimentos, duplas-tributações, etc.), bem como à intenção de iniciar uma experiência de emigração.

São já cerca de 120 os municípios que proporcionam esta resposta aos cidadãos, fazendo o acompanhamento dos processos de saída, mas também de regresso definitivo ou temporário às suas terras de origem, constituindo um importante sinal de sensibilidade dos autarcas para este fenómeno.

Além do reforço da sua eficácia pelo alcance territorial e conteúdo funcional, importa sublinhar o facto de termos integrado o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) – que visa detetar, apoiar e acompanhar micro e pequeno investimento da diáspora em território nacional ou intenções de investimento no exterior - na esfera de intervenção dos GAE e na relação com a secretaria de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais, Indústria e do Comércio. Se é pela administração central que se acedem aos instrumentos de apoio financeiro e à proteção do investimento, também é verdade que é nos municípios que o investimento se enraíza e produz riqueza.
Boas férias.
Sejam bem-vindos!
José Luís Carneiro

 


Mensagem de S. Exa. o Secretário de Estado das  Comunidades Portuguesas a propósito das Comemorações do 10 de junho de 2016 junto das Comunidades Portuguesas no Estrangeiro

 

 

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é um momento de comunhão de 15 milhões de pessoas ligadas pelo amor à pátria. Estima-se em mais de 5 milhões o número de portugueses e de luso-descendentes residentes no estrangeiro. A ligação com todas as comunidades é uma das linhas de força da nossa política externa. A distância não pode ser desculpa para qualquer tipo de exclusão.

 

As comunidades portuguesas são uma prova de que é possível combinar a integração bem-sucedida nas sociedades de acolhimento e a preservação de uma identidade própria e de ligações profundas com a sociedade de origem. Numa Europa tão dilacerada pela incapacidade de responder positivamente à crise das migrações, esta lição da emigração portuguesa deve ser valorizada.

 

A ligação de Portugal com as comunidades portuguesas no estrangeiro faz-se em vários planos. No plano político, através da participação eleitoral e da atividade dos eleitos, com destaque para os deputados à Assembleia da República que representam os círculos da emigração. No plano consular, dispomos de uma rede consular com 127 postos, distribuída por sete dezenas de países, em todos os continentes, e complementada por um conjunto de 230 consulados honorários ativos. No plano educativo, a ação do Instituto Camões abrange hoje duas redes de ensino português no estrangeiro, a rede oficial e a rede apoiada; no seu conjunto, elas estão implantadas em 17 países, envolvendo 815 professores e cerca de 68.000 alunos. No plano do apoio ao associativismo, o Estado subsidia as atividades e projetos de muitas associações, com destaque para as iniciativas de natureza cultural e social; e relaciona-se com todas as associações e redes que, na sua diversidade, representam o dinamismo das comunidades. Finalmente, no plano institucional, deve fazer-se especial menção ao Conselho das Comunidades Portuguesas e ao seu insubstituível papel de representação e consulta.

 

No cumprimento dos objetivos do XXI Governo Constitucional, na política para as Comunidades residentes no estrangeiro, temos apostado na promoção da participação eleitoral dos emigrantes, através de um trabalho que visa garantir a melhoria dos processos de recenseamento e das condições de exercício do direito de voto.

Outra das preocupações políticas é a reparação gradual das insuficiências mais críticas, designadamente em recursos humanos, da rede consular. O novo Sistema de Gestão Consular (eSGC) vai permitir uma maior simplificação e modernização dos serviços prestados aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que permitirá um melhor e mais eficiente funcionamento da rede diplomática e consular.

 

Sempre presente na nossa ação política é o desenvolvimento do Ensino Português no Estrangeiro, nomeadamente através do incremento dos acordos de introdução da língua portuguesa como opção curricular dos sistemas de ensino de países com presença expressiva de luso-descendentes.

 

Estamos a implementar a generalização por todo o território nacional dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante e do Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora, que resultam da colaboração entre a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e as câmaras municipais.

 

Neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas temos consciência que os novos tempos exigem o reforço dos mecanismos de solidariedade e apoio às famílias mais carenciadas dos portugueses residentes no estrangeiro. Em simultâneo é fundamental incentivar à mobilização e integração das novas gerações de migrantes no mundo associativo português no estrangeiro, tendo também em atenção o papel dos jovens e das mulheres na nossa Diáspora.

 

O 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - é, o dia dos 15 milhões de Portugueses espalhados pelo mundo.

 

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas


Prazo de validade de documentos

 

 

Se for o seu caso, efetue já a sua marcação no Consulado Geral de Portugal em Hamburgo, através dos telefones (040) 355348-4, -58, -61 e -64 ou do Email consulado.hamburgo@mne.pt .


APRENDER PORTUGUÊS - PORTUGIESISCH LERNEN

 

Até 10 de Abril estão abertas as inscrições para os cursos de Português do ano letivo 2016/17.

 

Inscrições online em http://epe.instituto-camoes.pt/inscricao ou http://cepealemanha.org/2016/03/01/novas-inscricoes-201617-anmeldung-portugiesisch-kurse-201617/

 

Mais informações: cepe.alemanha@camoes.mne.pt

 


 

PORTUGAL EM HAMBURGO na RTP Internacional,

programa Hora dos Portugueses

de 16 de Fevereiro de 2016.

 

Uma reportagem de Marisa Fernandes e Oliver Cloppenburg.

 

Veja a partir do minuto 4.20 em www.rtp.pt/play/p2116/e224794/hora-dos-portugueses .

 

 



O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo divulga aos seus utentes o calendário de Permanências Consulares a realizar nas cidades de Cuxhaven e Bremerhaven, em 2016.

Download
160204 Cuxhaven Poster Permanências Cons
Adobe Acrobat Document 49.0 KB
Download
160204 Bremerhaven Poster Permanências C
Adobe Acrobat Document 47.1 KB


ROADSHOW DO ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES EM HAMBURGO – 10 de Dezembro de 2015


http://www.acm.gov.pt/-/-portugal-e-onde-estao-os-portugueses-roadshow-pela-europa-arranca-hoje


Decorrerá no próximo dia 10 de Dezembro de 2015, entre as 10:00 e as 18:00, nos Restaurantes „O Farol“ e „D. José“ de Hamburgo, uma conferência/roadshow do Alto Comissariado para as Migrações, intitulada „Portugal é onde estão os Portugueses – Sempre Ligados“.

 

Esta iniciativa do ACM irá passar por algumas das cidades europeias com mais concentração de emigrantes portugueses, incluindo Hamburgo, de 5 a 13 de dezembro. Pretende-se ir ao encontro dos Portugueses espalhados pelo mundo, sob o lema “Portugal é onde estão os Portugueses”, com a ideia central de levar às comunidades toda a informação sobre os projetos de apoio existentes, direcionados a quem saiu do país para trabalhar lá fora.



LEI DA NACIONALIDADE - atualização: Nacionalidade originária para netos de cidadãos portugueses.

Foi publicada no Diário da República, I série, a Lei Orgânica nº 9/2015, de 29 de julho, que altera a Lei da Nacionalidade (Lei nº 37/81), para alargar a atribuição da nacionalidade portuguesa originária a netos, nascidos no estrangeiro, de cidadãos portugueses.

Nos termos do artº 4º daquele diploma, o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa será alterado em conformidade no prazo de 30 dias.

Antes, só filhos de portugueses nascidos no estrangeiro podiam obter a nacionalidade portuguesa originária; netos de portugueses só podiam pedir a nacionalidade portuguesa derivada (por naturalização) depois do seu pai ou mãe nascido(a) no estrangeiro ter obtido a nacionalidade portuguesa originária. Agora, netos de portugueses nascidos no estrangeiro podem requerer diretamente a nacionalidade, mesmo que os seus pais não a possuam.

 

A lei impõe como condição a existência de “laços de efetiva ligação à comunidade nacional”, por exemplo o conhecimento suficiente da língua portuguesa e/ou a existência de contactos regulares com o território português, e depende de não condenação, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, segundo a lei portuguesa.

 

Uma consequência da nova legislação é que bisnetos de portugueses agora poderão obter a nacionalidade por naturalização — basta que o seu pai ou mãe obtenha a nacionalidade originária.




Eleições e Recenseamento Eleitoral

  

Recenseamento Eleitoral

 

https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

 

 

Portal do Eleitor

 

http://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx



O Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo informa que foram modernizados e atualizados os procedimentos em matéria de atribuição de apoios às associações portuguesas no estrangeiro por parte da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Foram, designadamente, atualizados os modelos dos formulários a preencher pelas associações, que se encontram-disponíveis, nas versões para preenchimento manual e para preenchimento online, no Portal das Comunidades Portuguesas, em

 

http://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo/381-atribuicao-de-apoios-pela-dgaccp



Mensagem de S. Exª o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.



Stuttgart - Comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 11 a 14 Junho 2015
Stuttgart - Comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 11 a 14 Junho 2015

Stuttgart - Comemorações oficiais ao nível federal do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 11 a 14 Junho 2015

Receção oficial na Câmara Municipal/Rathaus, 12 de Junho às 18:00


Programa cultural e gastronomia portuguesa em Kronprinzplatz - 13 e 14 de Junho a partir das 12:00


https://www.facebook.com/cgstg



Bem vindo á Alemanha

 

Brochura do Ministério Federal do Interior com informações, em português, para quem se mudou para a Alemanha ou pretende mudar-se para este país:

 

Link

 

Download
Bem vindo á Alemanha.pdf
Adobe Acrobat Document 2.6 MB


ANTENAS CONSULARES MÜNSTER/OSNABRÜCK E FRANKFURT (MAINZ E OFFENBACH).

ANTENAS CONSULARES MÜNSTER/OSNABRÜCK E FRANKFURT (MAINZ E OFFENBACH).

 

As Antenas Consulares em Münster/Osnabrück e Frankfurt (Mainz e Offenbach) foram inauguradas por Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, nos dias 29 e 30 de Abril de 2015. Nessa ocasião estiveram também presentes o Senhor Embaixador de Portugal em Berlim e os Cônsules-Gerais de Portugal nas respectivas áreas de jurisdição. A cerimónia teve lugar em Osnabrück, no dia 29 de Abril, no Centro Português, em Münster, no dia 30 de Abril, n'Os Jovens, e em Offenbach, no dia 30 de Abril, na Missão Católica Portuguesa.

 



Novo Portal das Comunidades Portuguesas

  

Novo Portal das Comunidades Portuguesas


Encontra-se concluída a 1ª fase do desenvolvimento do novo Portal das Comunidades Portuguesas, versão agora disponibilizada ao público, substituindo a versão anterior.

O novo portal poderá ser consultado através do seguinte endereço:


http://www.portaldascomunidades.mne.pt



Concessão de Nacionalidade a Descendentes de Judeus Sefarditas


Download
Einbürgerung von Ausländern, die Nachkommen der Sephardischen Juden aus Portugal sind
Einbürgerung von Ausländern, die Nachkom
Adobe Acrobat Document 749.4 KB


21. Mai 2015

Longa Noite dos Consulados - Lange Nacht der Konsulate - Hamburg

 

O Consulado Geral de Portugal vai participar.


Venha visitar-nos entre as 19:00 e as 22:00.


Das Generalkonsulat von Portugal wird dabei sein! 

 

Besuchen Sie uns zwischen 19:00 Uhr und 22:00 Uhr.

 

Portugal Haus, Büschstrasse 7 - I, 20354, Hamburg

Download
Flyer Lange Nacht Konsulate 2015
flyer-lange-nacht-konsulate.pdf
Adobe Acrobat Document 203.3 KB