Comemorações Do Dia De Portugal 2014 Em Hambugo

Comemorações em Hamburgo do Dia de Portugal e dos 50 Anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha.


Entre 4 e 8 de junho de 2014, Hamburgo acolheu a Comunidade Portuguesa na Alemanha para, em conjunto, se celebrar o Dia de Portugal e o 50º Aniversário da Imigração Portuguesa. Naquela que é considerada “a cidade mais portuguesa da Alemanha” e que detém com Portugal estreitos laços históricos e também atuais, é possível “viver” Portugal praticamente durante todo o ano. Contudo, a semana comemorativa que decorreu em diversos locais simbólicos da cidade constituiu um acontecimento de dimensão e popularidade sem precedentes. No coração da cidade “livre e hanseática”, Portugal mostrou-se tal como é: moderno, dinâmico e, simultaneamente, simpático e hospitaleiro. As festividades ocorreram no âmbito da celebração solene do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e também do 50º Aniversário da Comunidade Portuguesa na Alemanha, tendo o Governo português eleito a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo como o local ideal para comemorar a ocasião. Participaram nos variados festejos dezenas de milhares pessoas - Portugueses oriundos de toda a Alemanha, alemães e estrangeiros.


ViniPortugal - 50 Great Portuguese Wines

Teve lugar no dia 4, no Hotel Atlantic Kempinski em Hamburgo, a apresentação dos 50 Melhores Vinhos Portugueses para o mercado alemão - “50 Great” pelo Mestre Sommelier Hendrik Thoma. O evento foi organizado pela ViniPortugal e inseriu-se nas Comemorações em Hamburgo do Dia de Portugal e dos 50 Anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha que decorreram entre os dias 4 e 8 de junho de 2014.


Regresso aos Mercados: Portugal saiu do Programa de Assistência Económica e Financeira

Realizou-se no dia 5 de junho de 2014, na Câmara de Comércio de Hamburgo, o Seminário Económico “Regresso aos Mercados: Portugal saiu do Programa de Assistência Económica e Financeira” que contou com a participação do Presidente da AICEP, Dr. Miguel Frasquilho e representantes da banca. O evento inseriu-se nas Comemorações em Hamburgo do Dia de Portugal e dos 50 Anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha que decorreram entre os dias 4 e 8 de junho de 2014.


Histórias Portuguesas – 50 Anos de Imigração Portuguesa em Hamburgo

A inauguração da exposição "Histórias Portuguesas / Portugiesische Geschichten" no Museu Etnográfico de Hamburgo (Völkerkunde Museum Hamburg) decorreu em 5 de junho de 2014, com a presença do Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Dr. Bruno Maçães, do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Luso-Alemão, Deputado Paulo Mota Pinto, dos membros da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, Deputados Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, e ainda do Bispo de Hamburgo, Dr. Hans-Jochen Jaschke.

Nesta exposição se retrata a evolução da comunidade portuguesa de Hamburgo nas últimas décadas, as histórias de vida, testemunhos e fotografias dos nossos compatriotas que aqui foram chegando, assim como os seus percursos pessoais e profissionais, até constituírem a comunidade de sucesso e bem integrada que são hoje.

O Museu Etnográfico de Hamburgo (Völkerkunde Museum Hamburg) é um espaço desde há muito conhecido das Comunidades Portuguesas da cidade, nomeadamente pelo trabalho colaborativo e continuado com os seus membros.


Congresso comemorativo dos 50 anos da Imigração Portuguesa na Alemanha

O Museu Etnográfico de Hamburgo (Völkerkunde Museum Hamburg) acolheu, no dia 6 de Junho de 2014, o Congresso "O Passado que se faz Futuro”, comemorativo dos 50 anos do protocolo bilateral assinado entre a Alemanha e Portugal, que permitiu a entrada de “Gastarbeiter” portugueses em território alemão.


O Congresso contou com a participação do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, da Presidente do Partido Socialista e membro da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República, Dra. Maria de Belém Roseira, do Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Luso-Alemão, Deputado Paulo Mota Pinto, e dos membros da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, Deputados Carlos Gonçalves e Paulo Pisco. O Governo Federal alemão fez-se representar pela Ministra de Estado para os Migrantes, Refugiados e Integração, Aydan Özoğuz, e a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo foi representada pela Dra. Sabine Bamberger-Stemmann, Diretora da Landeszentrale für politische Bildung Hamburg. O Congresso contou ainda com a participação dos Drs. Clara Ervedosa (Universidade de Kiel), Bodo Freund (Humboldt-Universität Berlin), Teresa Pinheiro (Universidade de Chemnitz) e Cristina Flores (Universidade do Minho).


O encontro, aberto à participação de todos, visou promover uma reflexão interdisciplinar acerca dos desafios que se colocam à imigração portuguesa para a Alemanha, através da presença de personalidades políticas e académicas portuguesas e alemãs de renome; valorizar o diálogo interdisciplinar, intergeracional, intercultural e plurilingue nas discussões em torno das Comunidades Portuguesas na Alemanha; promover a educação política e cívica das Comunidades Portuguesas na Alemanha, através de um melhor conhecimento da sua história e dos contextos passados, presentes e futuros em que vive; e estimular a visibilidade da Comunidade Portuguesa na Alemanha, promovendo o diálogo Portugal-Alemanha, nomeadamente através de cobertura mediática.


O Museu Etnográfico de Hamburgo (Völkerkunde Museum Hamburg) é um espaço desde há muito conhecido das Comunidades Portuguesas da cidade, nomeadamente pelo trabalho colaborativo e continuado com os seus membros.


Recepção Oficial na Rathaus

O Primeiro Burgomestre de Hamburgo, Olaf Scholz, ofereceu uma recepção oficial na Câmara Municipal/Senado no dia 6 de junho de 2014, assinalando as comemorações, em Hamburgo, dos 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha e do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

Os hinos nacionais de Portugal e da República Federal da Alemanha foram cantados, respetivamente, pela soprano portuguesa Helena Castro Ferreira e pelo tenor alemão Axel Wolloschek, finalistas do mestrado em canto lírico da Escola Superior de Música de Hamburgo.

A bandeira portuguesa foi hasteada no edifício da Câmara Municipal/Rathaus durante todo o dia 6 de junho.


Visit Portugal im Rathausmarkt Hamburg

Nos dias 6 e 7 de junho esteve patente ao público no coração de Hamburgo, na praça frente à Câmara Municipal/Senado (Rathausmarkt), um grande evento de promoção organizado pelo Turismo de Portugal (www.visitportugal.com), apresentando Portugal enquanto destino turístico. Foi inaugurado no dia 6 pelo Primeiro Burgomestre de Hamburgo, Olaf Scholz, acompanhado do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, do Senhor Embaixador de Portugal na Alemanha, Embaixador Luís de Almeida Sampaio, do Presidente do Turismo de Portugal, Dr. João Cotrim de Figueiredo, e da Cônsul-Geral em Hamburgo, Dra. Luisa Pais Lowe. Presente também o Presidente da Representação de Hamburgo junto do Governo Federal em Berlim, Franz Klein.

Neste evento foi apresentado um mapa de Portugal de grandes dimensões, no qual as diferentes regiões de turismo de Portugal se deram a conhecer através das suas tradições e costumes típicos, de atividades desportivas, assim como das suas especialidades gastronómicas. A exibição contou com uma elevada afluência de público alemão e também de turistas em passagem pela cidade.


Camões, Portugal, Hamburgo e o Mar

No dia 7 de junho, no Museu Marítimo Internacional de Hamburgo, teve lugar o evento “Camões, Portugal, Hamburgo e o Mar”, dedicado à obra do poeta nacional português e ao relacionamento histórico entre Portugal e Hamburgo na ótica marítima e das trocas comerciais.

Foi exibido um cruzado de ouro do tempo de Luís Vaz de Camões, recentemente descoberto no decurso de escavações arqueológicas em Stade, na Baixa Saxónia, conforme foi relatado pelo arqueólogo chefe da cidade hanseática de Stade, Dr. Andreas Schäfer, assim como um exemplar do famoso "Portugaleser", a condecoração oficial atribuída pela Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo em reconhecimento de serviços em prol da cidade, que foi precisamente concebido com base nas moedas de ouro dos comerciantes portugueses. Foi também apresentada, pelo Diretor da editora Elfenbein, Ingo Drzecnik, a antologia bilingue “Com que Voz? / Mit welcher Stimme?” contendo traduções de Português para Alemão de obras de Camões, tendo sido lidos alguns dos seus excertos, em língua alemã pelo Prof. Dr. Martin Neumann, Diretor do Instituto de Romanística da Universidade de Hamburgo, e em língua portuguesa pela Leitora do Camões, IP na Universidade de Hamburgo, Dra. Ana Maria Delgado.

Seguiu-se uma deliciosa mostra de gastronomia e vinhos portugueses, a cargo do Restaurante Nau, do Bairro Português de Hamburgo.

O Museu Marítimo de Hamburgo tem uma ligação estreita a Portugal e exibe orgulhosamente os bustos dos navegadores portugueses Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Bartolomeu Dias.


Festejos, gastronomia e programa cultural no “Portugiesenviertel”

Um dos momentos altos das celebrações oficiais na Alemanha do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que tiveram lugar em 2014 na cidade de Hamburgo foram as festividades no Bairro Português daquela cidade (o Portugiesenviertel) no fim-de-semana de 7 e 8 de junho. Foi vasta e de elevada qualidade a oferta em termos musicais, gastronómicos, artesanais, de produtos típicos e regionais.

O programa prolongou-se ao longo destes dois dias, tendo contado com a presença de vários grupos musicais, de danças e cantares, como ranchos folclóricos, uma tuna feminina e um grupo de teatro-circo, DJs e grupos revelação que foram animando a festa. No desfecho da festa assistiu-se a um fogo-de-artíficio preso carregado de simbolismo e cuja luz fez uso das cores portuguesas para se despedir em grande dos muitos milhares de pessoas que não quiseram perder um minuto de tão grande festa e que, nesse instante, muito comovidos, deram viva voz ao hino português.

Os nossos agradecimentos estendem-se aos muitos estabelecimentos que fizeram parte das festas (restaurantes, cafés e pastelarias, na sua maioria portugueses), às inúmeras empresas de artesanato e design, aos representantes de produtos regionais e típicos de Portugal, aos mais de 25 artistas, grupos e bandas presentes, aos empresários e patrocinadores diretos e indiretos, a toda a comunidade escolar (professores, pais e alunos) e, sobretudo, aos mais de 160.000 visitantes da Comunidade Portuguesa e Alemães.


Cerimónia no Cemitério Judaico de Hamburgo-Altona

No dia 8 de junho de 2014 realizou-se no Cemitério Judaico de Hamburgo-Altona, com o apoio da Fundação para a Proteção dos Monumentos de Hamburgo ("Stiftung Denkmalpflege"), uma cerimónia evocativa do extenso legado judaico-português em Hamburgo, e também, simbolicamente, dos séculos de amizade que ligam Portugal à Cidade Livre e Hanseática. Estiveram presentes o Rabi de Hamburgo, Shlomo Bistritsky, e o membro da Direção da Comunidade Judaica de Hamburgo, Dr. Ulrich Lohse.

Na ocasião foi descerrada, pelo Senhor Embaixador de Portugal na Alemanha, uma placa de homenagem aos sefarditas portugueses de Hamburgo, e apresentada oficialmente a tradução, para língua portuguesa, da brochura "Arquivo de Pedra", sobre os 400 anos do Cemitério Judaico de Hamburgo-Altona.

Milhares de sefarditas portugueses afluíram a Hamburgo no final do século XVI e no século XVII, dando um significativo contributo para o desenvolvimento económico, comercial, cultural e linguístico da cidade. Membros de muitas destas famílias jazem no vasto setor português do Cemitério Judaico de Hamburgo-Altona, onde decorreu uma interessante visita conduzida pelo historiador, autor e especialista na história portuguesa de Hamburgo e em história do judaísmo, Dr. Michael Studemund-Halévy.


Missa celebrada em Português pelo Bispo Auxiliar de Hamburgo e pelo Padre de língua portuguesa

No dia 8 de Junho, ao meio-dia, na St. Marien-Dom / Catedral de Santa Maria de Hamburgo, foi celebrada uma grandiosa missa em língua portuguesa pelo Bispo de Hamburgo, Dr. Hans-Jochen Jaschke, acompanhado do Padre de Língua Portuguesa de Hamburgo, Pe. Sérgio Reis, e por um vasto grupo de co-celebrantes, incluindo o Embaixador de Portugal em Berlim e a Cônsul-Geral em Hamburgo. Calcula-se que terão participado cerca de 1.400 pessoas, na sua grande maioria portugueses mas também numerosos cidadãos de outros países de expressão portuguesa. O adro da catedral ostentava orgulhosamente uma grande bandeira portuguesa.

A missa, organizada pela Arquidiocese de Hamburgo e pela Missão católica de Língua Portuguesa de Hamburgo, marcou uma celebração tripla, designadamente do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dos 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha e dos 40 anos daquela Missão Católica.

A festa continuou no adro da catedral após a missa.

A St. Marien-Dom / Catedral de Santa Maria é a catedral da Arquidiocese de Hamburgo, frequentemente considerada o "centro católico" do norte da Alemanha. Há uma magnífica missa em Português todos os domingos ao meio-dia. Integrada na Arquidiocese existe uma Missão Católica de Língua Portuguesa, que faz um trabalho notável.

O Bispo Auxiliar de Hamburgo, Dr. Hans-Jochen Jaschke, nutre um grande carinho por Portugal e pelos milhares de portugueses que residem na região abrangida pela Arquidiocese.