Eventos e Cultura‏ em 2014


Mariza - Fado na Laeiszhalle de Hamburgo, 13.12.2014.

Concerto grandioso de Mariza na prestigiada Laeiszhalle de Hamburgo, no âmbito da digressão "Around the World".


Visita da Cônsul Geral em Hamburgo a Schleswig-Holstein, 03.12.2014

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, deslocou-se ao Estado de Schleswig-Holstein, onde reside uma comunidade portuguesa relevante. Visitou oficialmente Kiel (capital), onde se avistou com o Secretário de Estado e Chefe da Chancelaria Estadual Thomas Losse-Müller, e a muito antiga e tradicional cidade hanseática de Lübeck, onde se encontrou com o respetivo Burgomestre, Bernd Saxe, e com a Presidente da Assembleia Municipal, Gabriele Schopenhauer, numa reunião conjunta. Teve também oportunidade, em Lübeck e a convite da respetiva curadora, de visitar o museu dedicado à vida e obra do escritor Thomas Mann (Buddenbrook-Haus), originário da cidade e filho de uma brasileira de ascendência alemã e portuguesa, facto que foi desde logo sublinhado com grande entusiasmo pela anfitriã.


A cidade de Cuxhaven, na Baixa Saxónia, comemorou, no dia 14 de novembro de 2014, os 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha. 14.11.2014

Numa organização conjunta do Círculo Cultural Luso-Alemão e do Centro Cultural Português daquela cidade, em estreita colaboração com a respetiva autarquia, foi inaugurada uma exposição sobre a descoberta da Terra Nova, a ligação de Portugal ao mar e a história da forte presença portuguesa em Cuxhaven, que remonta em larga medida aos anos sessenta e evoluiu em torno da sua indústria marítima, pesqueira e alimentar. O evento decorreu na Câmara Municipal de Cuxhaven, que ostentava as bandeiras portuguesa, alemã e das cidades geminadas de Cuxhaven e Ílhavo. Na cerimónia de inauguração da exposição proferiram breves alocuções o Burgomestre de Cuxhaven, Dr. Ulrich Getsch, a Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, o Presidente do Círculo Cultural Luso-Alemão, Manuel Margaça, um antigo membro da autarquia conhecido pelo forte apoio que sempre prestou aos portugueses, Karl-Heinz Wilken, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Alfredo Stoffel.


Carminho - Concerto de Fado em Hamburgo, 28.09.2014

A fadista portuguesa Carminho atuou no dia 28 de Setembro de 2014 em Hamburgo, no âmbito de uma digressão na Alemanha, Áustria e Suíça. A sala de espetáculos “Fabrik” de Hamburgo esgotou a lotação, com um público misto de portugueses e alemães, totalmente rendidos à voz poderosa de Carminho e à sua presença única em palco.


Cláudia Madur - Fado Sem Tempo - Museu Etnográfico de Hamburgo 20.09.2014

Cláudia Madur: "Fado Sem Tempo" - Concerto no Museu Etnográfico de Hamburgo, numa organização conjunta com a Associação Luso-Hanseática.


Visita de Sua Excelência a Ministra da Agricultura e do Mar, Prof.ª Assunção Cristas, a Hamburgo, 15.09.2014

S. Exa. a Ministra da Agricultura e do Mar, Prof.ª Assunção Cristas, esteve no dia 15 de Setembro em Hamburgo no âmbito do Roteiro Internacional para a Promoção do Mar. Acompanhada por S. Exa. o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, a Senhora Ministra apresentou na Câmara do Comércio de Hamburgo a “Estratégia Nacional do Mar para 2013-2020 e o seu modelo de desenvolvimento para a Economia Azul”, em organização conjunta com a Câmara de Comércio de Hamburgo, a AICEP Portugal Global – Centro de Negócios em Berlim e o Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo. Perante uma audiência composta por potenciais investidores alemães nas diversas área do mar (aquacultura, produção de algas entre outras) a Senhora Ministra sublinhou, em particular, a realização da “Semana Azul” que terá lugar de 3 a 7 de Junho de 2015, em Lisboa. De referir que Hamburgo foi a primeira etapa na União Europeia deste roteiro internacional, depois de visitas à Noruega, ao Japão e à Coreia do Sul.


Noite de Fado - Kleinen Theater am Markt, Wahlstedt, 05.07.2014.

Uma "Noite de Fado Português" teve lugar no teatro municipal de Wahlstedt, no Estado de Schleswig-Holstein, no passado dia 5 de julho. O evento decorreu no âmbito do programa de comemorações, ao longo de 2014 e ao nível federal, do 50º aniversário do Tratado bilateral relativo ao recrutamento e colocação de trabalhadores portugueses na Alemanha. Foi organizado por uma comissão de representantes da comunidade portuguesa daquela cidade, contou com vários patrocinadores, incluindo a BKM - Bausparkasse Mainz, e contou com a presença do respetivo Burgomestre, Matthias-Christian Bonse. Esteve presente a Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, também em representação do Senhor Embaixador de Portugal em Berlim. Compareceram ainda diversos representantes da autarquia e de empresas que têm contratado e apoiado de forma muito relevante trabalhadores portugueses de Wahlstedt ao longo das últimas décadas, prestando um contributo notável para a sua integração.

 

No espetáculo de fado atuaram a fadista Nazareh Pereira, acompanhada pelo seu grupo - Miguel Ruas na guitarra clássica, Daniel Pircher na guitarra portuguesa e - inédito no fado tradicional - Diego Ortiz no violino e David Viegas no contrabaixo. Atuou igualmente o conhecido duo de fado e guitarra Belarmino Santos e Orlando Pinto, bem conhecidos da comunidade portuguesa na Alemanha. No final, todos cantaram e tocaram à desgarrada, encantando o vasto público - português e alemão - que acorreu ao teatro, cerca de 250 pessoas.

 

A comunidade portuguesa de Wahlstedt, não sendo muito expressiva do ponto de vista numérico, é a maior comunidade estrangeira da cidade e das mais antigas e tradicionais do norte da Alemanha (a primeira geração estabeleceu-se no início dos anos sessenta, essencialmente em torno da indústria vidreira da região), estando muito bem integrada. A cidade também tem uma expressão relevante em termos de associativismo nesta área de jurisdição consular, nomeadamente através do Clube Português de Wahlstedt.


Dia de Portugal 2014


Noite Longa dos Consulados - Hamburgo, 22.05.2014 

Participação do Consulado-Geral de Portugal na "Noite Longa dos Consulados" da cidade de Hamburgo, 22 de maio de 2014. Visita ao Consulado-Geral da Segunda Burgomestre de Hamburgo, Dr. Dorothee Stappelfeldt. Inauguração da exposição "Expressões" da fotógrafa Susana Alexandre. Música pelo grupo "Fado Nosso". Com o apoio do Instituto Camões.


Cruzado de ouro português encontrado em escavações arqueológicas na cidade hanseática de Stade, Baixa Saxónia, 13.03.2014.

Um valioso cruzado de ouro português foi encontrado em escavações arqueológicas na cidade hanseática de Stade, Baixa Saxónia. Os arqueólogos e historiadores que conduzem as escavações em Stade, sob a égide das autoridades da cidade e do museu Schwedenspeicher, situam a moeda entre 1521 e 1557, sublinhando que Portugal se encontrava, à época, no apogeu da sua história imperial enquanto "potência global", mantendo também um intenso relacionamento comercial com as cidades portuárias do Norte da Europa, sobretudo as pertencentes à Liga Hanseática.

Nas imagens, a Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, com o Diretor do Schwedenspeicher Museum Stade, Dr. Sebastian Möllers, e o arqeuólogo-chefe da cidade de Stade, Dr. Andreas Schäfer.


Visita da Cônsul Geral em Hamburgo a Cuxhaven, cidade portuária e piscatória no litoral do Mar do Norte com uma grande e tradicional comunidade portuguesa, 28.02.2014.

No decurso da sua visita oficial a Cuxhaven, a Cônsul Geral Luisa Pais Lowe reuniu com o Burgomestre, Dr. Ulrich Getsch, assinou o Livro de Honra da cidade, visitou a fábrica de produtos alimentares Dahlhoff Feinkost (onde 60% dos trabalhadores são portugueses) e o recém-inaugurado Museu da Pesca e do Mar.