Eventos e Cultura‏ em 2015


Visita Oficial a Hamburgo do Embaixador João Mira Gomes - "Poemas das Portuguesas" 14.12.2015

O novo Embaixador de Portugal em Berlim, João Mira Gomes, visitou Hamburgo entre 13 e 15 de Dezembro, naquela que foi a sua primeira visita oficial a um Estado Federado alemão. O seu programa incluíu um evento cultural sobre poesia no feminino num contexto migratório ("Poemas das Portuguesas"), apoiado pelo Camões, I.P. e organizado em parceria com o restaurante-galeria Nau, no Bairro Português de Hamburgo, e com o Centro de Língua Portuguesa/Camões da Universidade de Hamburgo. Neste evento, seguido de uma receção com iguarias e vinhos portugueses, o Senhor Embaixador teve a oportunidade de conhecer numerosos membros da comunidade portuguesa de Hamburgo, e também alguns mais provenientes de outros Estados da área consular de Hamburgo, nomeadamente Bremen, Schleswig-Holstein e Baixa Saxónia.

No evento, de seu nome completo "Poemas das Portuguesas: a voz e a alma das poetas lusas na memória das mulheres emigrantes portuguesas em Hamburgo", portuguesas da comunidade em Hamburgo apresentaram, leram e debateram com o público poemas de autoras portuguesas que as acompanharam na memória, na emigração para a Alemanha.


Visita Oficial a Hamburgo do Embaixador João Mira Gomes 13-15.12.2015

O  novo Embaixador de Portugal em Berlim, João Mira Gomes, visitou Hamburgo entre 13 e 15 de Dezembro, naquela que foi a sua primeira visita oficial a um Estado Federado alemão. Participou num programa intenso de eventos de natureza institucional, económica, cultural e de proximidade à comunidade, que incluíu uma participação na Missa em Português no 3º Domingo de Advento, na Catedral de Santa Maria de Hamburgo (St. Marien Dom), uma reunião de apresentação oficial com o Primeiro Burgomestre de Hamburgo, Olaf Scholz, um encontro com o Presidente da Câmara de Comércio de Hamburgo, Fritz Horst Melsheimer, uma visita ao Bispo Auxiliar de Hamburgo, Dr. Hans-Jochen Jaschke, e à Missão Católica de Língua Portuguesa, e ainda reuniões com várias entidades e representantes do setor privado, nomeadamente da Fundação Rickmer Rickmers (proprietária do veleiro-museu que serviu como navio-escola “Sagres” da Marinha portuguesa entre 1927 e 1962) e a Airbus-Hamburgo. O Senhor Embaixador participou ainda num evento cultural sobre poesia no feminino num contexto migratório, apoiado pelo 

Camões, I.P. e organizado em parceria com o restaurante-galeria Nau, no Bairro Português de Hamburgo.


Apresentação da nova equipa e estratégia do Millenium BCP em Hamburgo. 03.12.2015


"Impressões Portuguesas" - Exposição de pintura sobre temas portugueses em Hamburgo. 06.11.2015

Esteve patente, entre 6 e 15 de novembro de 2015, na galeria de arte "Fabrik der Künste" de Hamburgo, uma exposição coletiva de três pintores - Gudrun Bartels, Kerstin Wagner e António Alonso - intitulada "Impressões Portuguesas/Portugiesische Impressionen". Os três artistas, que vivem parte do ano no Algarve, expuseram pela primeira vez em conjunto na cidade de Hamburgo, em virtude da muito significativa e dinâmica comunidade portuguesa ali residente. Embora com técnicas e estilos individualizados e diferentes, une-os a ligação a Portugal, a afeição que nutrem pelo nosso país e a inspiração artística que dele recolhem. Das suas obras ressaltam as cores fortes e as formas abstratas que, segundo os autores, traduzem a natureza, a paisagem e a atmosfera de Portugal.

O evento contou com breves alocuções introdutórias da pintora Gudrun Bartels, da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, e do Presidente da Associação Luso-Hanseática, Luís Pacheco.


Prova de Vinhos da Madeira, Hotel Vier Jahreszeiten, Hamburgo. 29.10.2015


Encontro da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo com o Presidente da Câmara de Wolfsburg 23.10.2015

Por ocasião das celebrações do 50º aniversário do Centro de Portugal em Wolfsburg, a Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, reuniu com o Presidente da Câmara de Wolfsburg, Klaus Mohrs, e com a Vereadora para a Integração da cidade, Sylvia Kultus. Ambos expressaram o seu genuíno apreço e respeito pela comunidade portuguesa residente na região metropolitana de Wolfsburg, que afirmaram ser bem integrada, dinâmica e organizada. O Presidente da Câmara Klaus Mohrs aludiu em tom muito positivo ao Centro de Portugal em Wolfsburg e às iniciativas que a Câmara tem desenvolvido com os seus membros.


50 Anos do Centro de Portugal em Wolfsburgo 24.10.2015

Decorreram no dia 24 de outubro de 2015, as celebrações do 50º aniversário do Centro de Portugal em Wolfsburg, a mais antiga associação portuguesa na Alemanha. Os festejos, apoiados pela Cidade de Wolfsburg e pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, proporcionaram aos numerosos convivas - portugueses e alemães - uma boa variedade de gastronomia e cultura portuguesas, incluindo excelentes atuações do Rancho Folclórico Português “Arco-Íris” de Osnabrück e da banda “Segura-te”, e ainda uma cerimónia de homenagem a alguns dos fundadores da associação. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Wolfsburg, Klaus Mohrs, e da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe.


Apresentação Wines of Portugal/ViniPortugal - Hamburgo. 13.10.2015


Apresentação Vinhos e Azeites do Alentejo em Hamburgo. 05.10.2015 


Festa na Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo. 11.09.2015

A visita a Hamburgo do Embaixador Luís de Almeida Sampaio, no dia 11 de setembro, terminou com uma alegre festa de despedida na Missão Católica de Língua Portuguesa desta cidade, a convite do Padre de Língua Portuguesa da Missão e da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, e com a presença de numerosos membros da comunidade portuguesa. A Missão Católica ofertou ao homenageado uma salva de prata gravada com as bandeiras de Portugal e de Hamburgo, e assistiu-se a uma animada atuação do rancho folclórico da Missão, na qual o Embaixador e a Cônsul Geral também foram convidados a participar no final, seguida de um jantar de iguarias e vinhos portugueses. O produto da sua venda, a preços simbólicos, reverteu a favor da Casa do Gaiato e da "Friedensdorf International", instituição alemã de apoio a crianças vítimas de conflitos armados.


Embaixador Luís de Almeida Sampaio na conferência "Portugal - uma História Europeia de Sucesso" em Hamburgo. 11.09.2015

O Embaixador Luís de Almeida Sampaio foi o convidado de honra da conferência "Portugal - uma História Europeia de Sucesso", que a Embaixada de Portugal em Berlim e o Consulado Geral de Portugal em Hamburgo organizaram no passado dia 11 de setembro, em parceria com a secção de Hamburgo da Fundação Konrad Adenauer, na "Sala dos Espelhos" do Museu de Artes e Ofícios de Hamburgo ("Museum für Kunst und Gewerbe"). O evento contou com uma grande afluência de convidados (na sua maioria alemães, ligados à política e à economia) e terminou com uma receção em que não foram poupados elogios às iguarias e vinhos portugueses generosamente fornecidos pelo restaurante português "Nau" e pela importadora portuguesa "SulPortugal", ambos de Hamburgo.


O formato escolhido para a conferência foi uma conversa informal, no palco do salão, entre o Embaixador Almeida Sampaio, Rüdiger Kruse, deputado por Hamburgo no Parlamento federal alemão (CDU) e membro de comissões parlamentares relevantes como a das questões orçamentais, e Thomas Stehling, Diretor do escritório da Fundação Konrad Adenauer para Portugal e Espanha. A conversa foi moderada pela jornalista da NDR (canal público de rádio e televisão do Norte da Alemanha), Kathrin Erdmann. A temática do debate centrou-se no bem sucedido programa de ajustamento económico e financeiro de Portugal, reconhecido e louvado por todos os oradores alemães, enquadrado também na perspetiva do trabalho desenvolvido na Alemanha pelo Embaixador Almeida Sampaio, nos últimos três anos e meio.


Câmara Municipal de Hamburgo. 11.09.2015

A bandeira portuguesa foi novamente hasteada no imponente edifício da Câmara Municipal de Hamburgo, por ocasião da visita [de despedida] do Embaixador Luís de Almeida Sampaio àquela cidade, no passado dia 11 de setembro.


Início das Permanências Consulares em Bremerhaven, Estado de Bremen. 08.09.2015

O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo retomou hoje a oferta de serviços consulares descentralizados a mais de um milhar e meio de Portugueses da região de Bremerhaven, Bremen e do litoral do Mar do Norte. Muito obrigada às autoridades de Bremerhaven e a todos os membros da fantástica comunidade portuguesa desta linda cidade pelo apoio que nos deram no lançamento da iniciativa e, em especial, ao Senhor Albino Branco, por nos acolher nas instalações adjacentes ao restaurante português Moliceiro Grill. E, é claro, obrigada à "pequena grande" equipa do nosso Consulado Geral, que todos os dias se esforça por fazer mais e melhor.

Voltamos a Bremerhaven dia 10 de Novembro. Entretanto, estaremos em Cuxhaven em 12 de Outubro, 9 de Novembro e 14 de Dezembro.


NTM Santa Maria Manuela no SAIL Bremerhaven 2015

Decorreu entre 12 e 15 de agosto o evento "Sail Bremerhaven 2015", grande exibição internacional de navios-escola que se realiza de cinco em cinco anos naquela cidade do mar do Norte. Entre os veleiros e navios-escola presentes, provenientes de numerosos países, esteve presente o NTM Santa Maria Manuela (www.santamariamanuela.pt), de grande tradição histórica na pesca do bacalhau na Terra Nova e que fez parte da chamada "White Fleet" portuguesa. Foi adquirido em 2007 pela empresa Pascoal & Filhos, S.A., de Aveiro (www.pascoal.pt/sitepascoal/index.php), que o recuperou totalmente e o transformou num navio de treino de mar e, simultaneamente, de mini-cruzeiros assentes num conceito original, em que os passageiros colaboram ativamente na navegação e manutenção da embarcação, fazendo frequentemente apenas o trajeto entre dois portos europeus.


A Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, também em representação do Senhor Embaixador de Portugal em Berlim, visitou o NTM Santa Maria Manuela e a sua tripulação, acompanhada por um grupo de representantes da muito numerosa comunidade portuguesa de Bremerhaven (que acolheu o veleiro português na sua cidade com visível comoção). O comandante Pedro Santos ofereceu ao grupo uma visita guiada muito interessante e em grande detalhe.


Visita a Braunschweig da Cônsul Geral em Hamburgo, 15 de Junho de 2015

A Cônsul Geral em Hamburgo visitou a cidade de Braunschweig, na Baixa Saxónia, numa região onde vive e trabalha uma comunidade portuguesa significativa. Participou num almoço e encontro com representantes da comunidade no Centro Português de Braunschweig, que acaba de comemorar o seu 35º aniversário, e reuniu-se com o Presidente da Câmara de Braunschweig, Ulrich Markurth, que afirmou nutrir profundo apreço e respeito pela comunidade portuguesa residente na região metropolitana de Braunschweig, bem integrada, dinâmica e organizada, e com a qual a Câmara Municipal da cidade organiza com frequência iniciativas culturais conjuntas.


VISITA OFICIAL A BREMERHAVEN DA CÔNSUL GERAL EM HAMBURGO, 15 de Junho de 2015

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, efetuou uma visita oficial à cidade de Bremerhaven, no Estado de Bremen, no passado dia 15 de Junho. O programa, que em todas as suas vertentes se centrou em temáticas ligadas à muito expressiva e relevante comunidade portuguesa da cidade, incluiu encontros oficiais com o Presidente da Assembleia Municipal, Artur Beneken, e o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da cidade, Hans-Cristoph Seewald. A Cônsul Geral visitou ainda a fábrica de pescado Deutsche See, onde se avistou com trabalhadores portugueses, e o Museu Federal das Migrações, que retrata a evolução da Alemanha enquanto país de emigração e de imigração. No Museu, a Cônsul Geral reuniu com um grupo de representantes da Comunidade Portuguesa de Bremerhaven, um encontro que proporcionou um diálogo construtivo sobre os portugueses de Bremerhaven, a importância do associativismo e as perspetivas de uma maior proximidade dos serviços consulares.

Industrie- und Handelskammer Bremerhaven

Deutsche See

Deutsches Auswandererhaus


REUNIÃO DA CÔNSUL GERAL COM O PRESIDENTE DA CÂMARA DE HANNOVER, 4 de Junho de 2015

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, reuniu-se no passado dia 4 de Junho com o Presidente da Câmara/Oberbürgermeister de Hannover, Stefan Schostok. A reunião incidiu essencialmente sobre a significativa comunidade portuguesa residente em Hannover e na sua região metropolitana, a quem o Presidente da Câmara Schostok dirigiu palavras de grande apreço e simpatia, sublinhando a sua boa integração. Houve uma simbólica troca de presentes, tendo a Cônsul Geral oferecido ao Presidente da Câmara uma compilação bilingue de poesia de autores portugueses e alemães e um CD de música clássica de compositores portugueses, recebendo de Schostok um livro sobre a cidade de Hannover. A bandeira portuguesa foi hasteada, nesse dia, no imponente edifício da Câmara Municipal de Hannover.


Noite Longa dos Consulados de Hamburgo, 21.05.2015

O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo participou na "Noite Longa dos Consulados de Hamburgo", no passado dia 21 de maio, uma iniciativa anual do Senado daquela cidade em que os consulados de numerosos países abrem as suas portas ao público entre as 18:00 e as 22:00 para dar a conhecer aos habitantes de Hamburgo aspetos da sua cultura e gastronomia. Este ano participaram 25 consulados, 6 institutos de língua e cultura e ainda a Fundação União Europeia-América Latina.


No Consulado Geral de Portugal, para além de uma excelente mostra de gastronomia e vinhos portugueses, cortesia do Restaurante português Panthera Rodizio de Harburg e da empresa portuguesa SulPortugal, de uma apresentação de música tradicional portuguesa pelo grupo MiCaPo da Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo, e da exibição de vídeos promocionais do Turismo de Portugal, foi inaugurada a exposição “Histórias Portuguesas/Portugiesische Geschichten”, sobre a história da comunidade portuguesa em Hamburgo nos últimos 50 anos, relatando com testemunhos escritos e fotográficos a sua evolução até constituir a comunidade de sucesso e bem integrada que é hoje. Esta exposição foi elaborada de forma dedicada e minuciosa por um grupo de membros veteranos da comunidade portuguesa de Hamburgo, com o apoio do Museu Etnográfico de Hamburgo e do seu Diretor, Professor Wulf Köpke, que a explicou aos convivas no Consulado Geral. A estreia da exposição foi em junho de 2014, naquele Museu, por ocasião das comemorações em Hamburgo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e dos 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha.


Terão visitado o Consulado Geral, entre as 18:00 e as 22:00, cerca de 400 pessoas, na sua maioria alemães de Hamburgo (amigos e conhecedores de Portugal, bem como pessoas interessadas em informação sobre o nosso país), a que se juntaram membros da comunidade e associações portuguesas, representantes de empresas e bancos portugueses, e também diversos interlocutores da vida política e económica de Hamburgo, incluindo membros do Senado e do Parlamento estadual.


A iniciativa contou com o patrocínio principal do Camões, I.P., o apoio inestimável do Museu Etnográfico de Hamburgo, do restaurante Panthera Rodízio de Harburg, da empresa SulPortugal e da Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo, e ainda do escritório de representação na Alemanha da Caixa Geral de Depósitos. A todos agradecemos o precioso apoio recebido.


Procissão de Nossa Senhora de Fátima da Comunidade Portuguesa de Hamburgo, 16 maio 2015, com missa na Catedral de Santa Maria de Hamburgo e convívio no salão paroquial.


Procissão de Nossa Senhora de Fátima da Comunidade Portuguesa de Cuxhaven, 16 maio 2015, seguida de eucaristia e convívio no salão paroquial.


Comemorações dos 10 anos de geminação entre Vila Real e Osnabrück. 08.05.2015

Com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Dra. Eugénia Almeida, e respetiva delegação, e da Cônsul-Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, teve lugar em Osnabrück, no passado dia 8 de maio de 2015, uma cerimónia comemorativa do décimo aniversário da geminação entre aquela cidade da Baixa Saxónia e a capital transmontana. A geminação entre Osnabrück e Vila Real foi formalizada em 2005 e evoluiu de uma parceria de amizade que se iniciou em 1989 r tem sido marcada por diversas atividades de cooperação.

Da parte de Osnabrück, a cerimónia foi presidida pelo Burgomestre Wolfgang Giesert e contou também com a presença do ex-Burgomestre da cidade e atual Ministro do Interior do Estado da Baixa Saxónia, Boris Pistorius. Coincidiu, além disso, com o início oficial das festividades anuais de Maio de Osnabrück ("Maiwoche"), tendo sido convidados também os autarcas - ou seus representantes - das outras cidades geminadas de Osnabrück. Osnabrück, a "Cidade da Paz", orgulha-se de ter acolhido com Münster, em 1648, a assinatura dos Tratados de Vestefália e vem apostando há décadas na geminação com cidades de todo o mundo, dos Estados Unidos à China. Perfazem atualmente um total de onze, Vila Real incluída. A propósito da temática da paz, foi assinalado também na ocasião, por ser dia 8 de Maio, o 70º aniversário do termo da IIª Guerra Mundial na Europa.

O programa incluiu vários eventos e reuniões, assim como um almoço e um jantar oficiais entre a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real e o Burgomestre de Osnabrück, que proporcionaram um diálogo franco sobre a necessidade de aprofundar e dinamizar a parceria entre as duas cidades.


Biblioteca Municipal de Cuxhaven, 25.04.2015.

Decorreu no passado sábado, 25 de abril, também ainda no seguimento da comemoração do Dia Mundial do Livro a 23 de abril, uma cerimónia de oferta, à Biblioteca Municipal de Cuxhaven (Baixa Saxónia), de uma quantidade significativa de livros em língua portuguesa, da poesia à literatura infantil, passando pelos grandes clássicos, a sua maioria oferecidos no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura do Camões, I.P. que, desde 2013, já distribuiu mais de 700 bibliotecas um pouco por todo o mundo. Outra grande parte dos livros oferecidos é proveniente do Centro de Língua e Cultura da Universidade de Hamburgo, numa coordenação conjunta entre a Leitora daquela Universidade, a Dourora Ana Maria Delgado e a Coordenação do Ensino Português na Alemanha da Embaixada de Portugal em Berlim. O objetivo, para além da promoção da leitura em Língua Portuguesa no seio das crianças e jovens lusodescendentes, é dar continuidade ao já existente departamento de Língua Portuguesa na referida biblioteca, tornando-a atraente também ao público alemão e plenamente justificado pela grande dimensão da comunidade portuguesa que vive e trabalha naquela cidade.

O evento teve lugar na referida biblioteca, com a presença do Burgomestre de Cuxhaven, Dr. Ulrich Getsch, da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, da Coordenadora do Ensino Português na Alemanha, Carla Sofia Amado, e da Leitora do Centro de Língua Portuguesa/Camões da Universidade de Hamburgo, Doutora Ana Maria Delgado. Na mesma ocasião, foram entregues os certificados do Camões, I.P. aos alunos dos cursos de Língua Portuguesa que funcionam em Cuxhaven. Os alunos brindaram os presentes com música e um poema (de Manuel Alegre) alusivos ao 25 de abril de 1974, cujo 41º aniversário se comemorou naquele mesmo dia.


Participação portuguesa na “Aircraft Interiors Expo 2015” em Hamburgo, 16.04.2015.

Decorreu entre 15 e 17 de abril, em Hamburgo, a “Aircraft Interiors Expo 2015”, um dos maiores certames internacionais na área do equipamento e decoração de interiores de aeronaves. De particular importância neste evento é o anúncio dos vencedores do prestigiado prémio "Crystal Cabin Award", que distingue soluções inovativas que combinem eficiência, estética e sustentabilidade de materiais no equipamento e decoração das cabines dos aviões. Em 2012, este prémio, na categoria "Conceitos Visionários", foi conquistado por um grupo de empresas portuguesas liderado pela "AlmaDesign". Este ano, a AlmaDesign também esteve bem representada, acompanhada pelo Grupo Amorim e pelas empresas Inegi e UBI, integradas no grupo/pavilhão DESAIR. A Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, visitou os seus representantes, assim como, também da parte portuguesa, os pavilhões da "In Flight Solutions", do ramo do entretenimento a bordo, e da "Karmann Ghia de Portugal", especializada em têxteis (capas para assentos de aeronaves e automóveis).


Português, Meu Amor - Hamburgo, 01.04.2015.

Hamburg - Ausstellung: Illustrationen von Marlies Schaper zu dem Buch Português, meu amor - Annäherungen an eine spröde Schöne von Peter Koj.


http://www.phg-hh.de/Vernissage.htm

 

Restaurante Nau, Dietmar-Koel-Str. 13, 22765 Hamburg


Quarteto de Cordas de Matosinhos - Festival "Rising Stars" - Laeiszhalle - Hamburgo, 17.01.2015.

Quarteto de Cordas de Matosinhos - Festival "Rising Stars" - Laeiszhalle - Hamburgo 17.01.2015

 

Marco Pereira, Violoncelo

Vitor Vieira, Violino

Jorge Alves, Viola

Juan Carlos Maggiorani, Violino

 

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado em 2008 por iniciativa da Câmara Municipal daquela cidade do Norte de Portugal. Participa em numerosos festivais e concertos, também em colaboração com outros músicos e intérpretes portugueses prestigiados.