Visita a Hamburgo de S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros

 

S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Doutor Augusto Santos Silva, visitou Hamburgo entre 7 e 9 de Dezembro de 2016, a fim de participar no 23º Conselho Ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que decorreu na Cidade Livre e Hanseática. À sua margem, acompanhado pela Cônsul Geral Luisa Pais Lowe, manteve um interessante encontro com o Primeiro Burgomestre Olaf Scholz, que incidiu sobre questões de política bilateral e europeia e sobre a vasta Comunidade Portuguesa de Hamburgo.


Visita oficial do Embaixador João Mira Gomes a Bremen e Bremerhaven

 

A visita oficial do Embaixador Mira Gomes ao Estado de Bremen, acompanhado pela Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, decorreu nos dias 22 e 23 de Novembro de 2016 e incluiu as cidades de Bremen e Bremerhaven. Em Bremen, que acolhe as instituições estaduais, decorreram reuniões com o Presidente do Senado e Burgomestre Carsten Sieling, com o Presidente do Parlamento estadual (“Bremische Bürgerschaft”), Christian Weber, e o Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Bremen e Bremerhaven, o empresário Michael Schütte.

 

No decurso da visita à cidade portuária de Bremerhaven, com uma comunidade portuguesa que se estima em cerca de 1.700 nacionais e constitui uma das maiores comunidades estrangeiras da cidade, o Embaixador Mira Gomes visitou o Museu Federal das Migrações (Deutsches Auswandererhaus), dedicado à história da emigração alemã para o estrangeiro e da imigração estrangeira na Alemanha. A visita foi conduzida pela Diretora do Museu, Dr. Simone Eick, e pela Vice-Diretora, Ilke Seer, na companhia do Presidente da Câmara da cidade, Melf Grantz, e da Presidente da Assembleia Municipal, Brigitte Lückert, que participaram na cerimónia de assinatura do Livro de Ouro da Cidade de Bremerhaven e do Livro de Honra do Museu.

 

Teve ainda lugar um encontro com a Comunidade Portuguesa no Museu Federal das Migrações (Deutsches Auswandererhaus). O evento, intitulado "Contadores de Histórias" e co-moderado pela Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, e pelo produtor e apresentador dos programas de rádio em Língua Portuguesa de Bremerhaven, Armindo Mirassol, foi dedicado aos temas da migração, integração e tolerância. Congregou numerosos representantes da comunidade portuguesa de Bremerhaven, que tiveram a oportunidade de contar um pouco das suas riquíssimas histórias de vida. De todas as histórias partilhadas, algumas delas muito emocionantes, o (bom) denominador comum registado foi o de que existem níveis de bem-estar e prosperidade muito satisfatórios entre a nossa comunidade de Bremerhaven, que têm vindo a aumentar de geração em geração. No final, houve uma apresentação de canções portuguesas pela jovem cantora Lara Mendes.


Fragata NRP Álvares Cabral em Hamburgo

 

A fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral visitou Hamburgo entre 11 e 14 do corrente, integrando a força naval Standing NATO Maritime Group One (SNMG-1).

Juntamente com alguns dos outros navios integrados nesta missão da NATO, a fragata Álvares Cabral esteve aberta a visitas do público no fim-de-semana de 12 e 13 de novembro, tendo-se registado uma significativa afluência de visitantes, incluindo por parte da vasta comunidade residente em Hamburgo.

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, participou na cerimónia oficial de boas-vindas aos navios participantes na missão e visitou a fragata Álvares Cabral, o Comandante Paulo Simões e a sua guarnição.


Início de Permanências Consulares em Braunschweig

 

O Consulado Geral em Hamburgo iniciou no dia 28 de setembro Permanências Consulares na cidade de Braunschweig, no leste do Estado da Baixa Saxónia. As Permanências decorrerão no Centro Português de Baunschweig (Karl-Hintze-Weg 70, 38104 Braunschweig), com regularidade trimestral.

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, deslocou-se àquela cidade para assinalar formalmente o início dos serviços consulares descentralizados numa região que conta com uma comunidade portuguesa significativa e abrange outras cidades relevantes como Hannover e Wolfsburg. Na curta alocução que proferiu perante os numerosos utentes/membros da comunidade portuguesa presentes, agradeceu o apoio prestado pelo Presidente do Clube Português, Senhor Francisco Morganho, disse esperar que esta iniciativa corresponda, em eficiência e qualidade, às aspirações e expetativas da comunidade portuguesa da região, e que represente uma expressão concreta da proximidade e apoio do Consulado Geral e da sua equipa aos nossos concidadãos da vasta área sob a sua jurisdição.


Exposição sobre a Comunidade Portuguesa em Hamburgo na Catedral de Santa Maria (Mariendom) de Hamburgo

 

Esteve patente ao público, na catedral católica de Santa Maria de Hamburgo e com o apoio da Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo, com o título “Portugueses em Hamburgo/Portugiesen in Hamburg”, uma exposição sobre a história da comunidade portuguesa em Hamburgo nos últimos 50 anos. Foi inaugurada no dia 17 de setembro, por ocasião da chamada “Longa Noite das Igrejas de Hamburgo”, e encerrou no dia 18 de outubro. A exposição, originariamente intitulada “Histórias Portuguesas/Portugiesische Geschichten”, é bilingue (legendada em Português e em Alemão) e foi elaborada em 2014, de forma dedicada e minuciosa, por um grupo de membros veteranos da comunidade portuguesa de Hamburgo, a título voluntário, que desenvolveram um trabalho notável de investigação, recolha e seleção de documentos com o apoio do Museu Etnográfico de Hamburgo e do seu então Diretor, Professor Wulf Köpke. Em 20 painéis, é contada a história dos Portugueses em Hamburgo nos últimos 50 anos, relatando com testemunhos escritos e fotográficos, a sua evolução até constituir a comunidade de sucesso e bem integrada que é hoje. A exposição esteve patente no Museu Etnográfico de Hamburgo em 2014, por ocasião da celebração, naquela cidade, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e dos 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha. Está em exibição, como exposição permanente, no Consulado Geral de Portugal em Hamburgo.


“Wind Energy Hamburg” – Feira internacional de energia eólica.

Seis empresas portuguesas participaram na feira “Wind Energy Hamburg”, que decorreu em Hamburgo entre 26 e 29 de setembro, integrada na “WindEurope Summit 2016”. A feira, que tem periodicidade bienal, abrange toda a cadeia de valor da indústria eólica internacional, onshore e offshore, constitui um dos maiores certames internacionais na área da energia eólica e nela participam empresas de todas as dimensões, desde os líderes mundiais do setor até às pequenas “start ups” de inovação tecnológica. Este ano, o enfoque temático foi colocado no impacto da digitalização na energia eólica, no desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento, e ainda na evolução atual dos modelos financeiros e empresariais nesta área.

Estiveram representadas as empresas portuguesas Afaplan Planeamento e Gestão de Projetos, S.A. (gestão de projetos de engenharia na área das energias renováveis); a BioInsight/BIO 3 – Estudos e Projetos em Biologia, Lda. (consultoria em recursos ambientais); a CGI CGITI Portugal, S.A. (fabrico de software para gestão de turbinas eólicas); a MEGAJOULE S.A. (consultoria na área das energias renováveis); a SERMEC2 Indústria, Comércio e Serviços, S.A. (construção e reparação de caixas multiplicadoras de aerogeradores); e ainda o consórcio luso-alemão CJR Renewables (construção e instalação de sistemas e parques eólicos).


Visita Oficial do Embaixador João Mira Gomes ao Estado de Schleswig-Holstein

 

O Embaixador João Mira Gomes visitou oficialmente o Estado de Schleswig-Holstein nos dias 19 e 20 de Setembro, acompanhado pela Cônsul Geral em Hamburgo. Na capital estadual, Kiel, manteve interessantes encontros com o Ministro-Presidente Thorsten Albig, com o Presidente do Landtag Klaus Schlie e com o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria, Klaus-Hinrich Vater, em que foram debatidos temas bilaterais económicos e questões de âmbito europeu.Na histórica e tradicional cidade hanseática de Lübeck, teve lugar uma interessante reunião com a Presidente da Cidade, Gabriele Schopenhauer, e o Presidente da Câmara Bernd Saxe. Seguiu-se uma visita à Buddenbrook Haus, casa-museu do Prémio Nobel da Literatura Thomas Mann, nascido em Lübeck e cuja mãe tinha origem de Língua Portuguesa.

 

Houve ainda oportunidade de fazer uma breve visita ao Presidente da Câmara da pequena cidade de Wahlstedt, Matthias-Christian Bonse, e a representantes da comunidade portuguesa residente naquela cidade, que organizaram um jantar-convívio no Clube Português de Wahlstedt.


Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, no programa de rádio “Despertar Lusitano da Radio Weser-TV

A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, concedeu no domingo, dia 11 de setembro, uma entrevista em direto ao programa de rádio “Despertar Lusitano”, produzido e apresentado por Armindo Mirassol. O programa, difundido entre as 10:00 e as 13:00, integra a emissão semanal em língua portuguesa da Radio Weser-TV, todos os domingos das 8:00 às 16:00 e das 18:00 às 20:00, na frequência local 90.7 Mhz. Foi anunciada a visita oficial ao Estado de Bremen (incluindo a cidade de Bremerhaven) do Embaixador João Mira Gomes, em Novembro próximo, e foi divulgado o início, no dia 28 de Setembro, de Permanências Consulares na cidade de Braunschweig, no leste da Baixa Saxónia e beneficiando também outras cidades com comunidade portuguesa relevante, como Hannover e Wolfsburg (sede da Volkswagen). Fez-se igualmente um curto – e positivo – balanço geral da evolução do trabalho do Consulado Geral em Hamburgo à luz das medidas de restruturação que a Cônsul Geral vem implementando de há dois anos a esta parte, visando continuar a melhorar a qualidade e eficácia do funcionamento do posto e dos serviços consulares prestados aos seus utentes.


20º Aniversário da Associação Luso-Hanseática

As comemorações do 20º aniversário da Associação Luso-Hanseática decorreram no dia 10 de Setembro, em Hamburgo (Kulturhaus Eppendorf), com a presença de numerosos membros e convidados, na sua maioria portugueses, alemães e brasileiros. Depois de um conjunto de discursos, entre os quais os do Presidente da Associação, Luís Manuel Pacheco, do seu anterior Presidente, Dr. Peter Koj, e da Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Luisa Pais Lowe (que é também Presidente Honorária da Associação), seguiu-se uma tarde de animação cultural, com excelente música e literatura portuguesas e brasileiras, assim como uma deliciosa oferta de gastronomia e vinhos portugueses.


"SMM Hamburg” – Feira internacional de construção naval, maquinaria e tecnologia marítima. Economia marítima e portuária em Hamburgo.

A 27ª edição da “SMM Hamburg – Shipbuilding, Machinery and Marine Technology 2016”, um dos maiores certames internacionais na área da construção naval, maquinaria e tecnologia marítima, decorreu entre 6 e 9 de Setembro em Hamburgo e contou com a participação de cinco empresas portuguesas: a Lisnave Estaleiros Navais S.A., a WestSEA Viana Shipyard de Viana do Castelo (construção e reparação naval), a COTESI (têxteis sintéticos e cordoaria naval), a Everlux (sistemas de sinalização refleto-luminescente para utilização em situações de acidente e/ou operações noturnas de busca e salvamento) e a CMW - Cruz Martins & Wahl, Lda. (fundição de aços e ferros ligados para a indústria naval).

A SMM Hamburg é dirigida a representantes, peritos e especialistas da indústria marítima nas suas diferentes dimensões, destinando-se a apresentar os mais recentes desenvolvimentos e inovações tecnológicas no setor. Este ano o enfoque foi colocado no chamado “smart shipping”, designadamente nas tecnologias digitais de vanguarda aplicadas ao setor da indústria naval, apoiadas em soluções que garantam também a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética. A edição de 2016 contou com 2200 expositores de 66 países e recebeu cerca de 50 mil visitantes. Estiveram representadas empresas de todas as dimensões, desde os grandes líderes mundiais no setor até às pequenas “start ups” de inovação tecnológica, abrangendo áreas tão vastas como a construção e engenharia naval, equipamento e revestimento de navios, sistemas de navegação, transporte de mercadorias, tecnologia marítima de comunicação e informação, e vários outros serviços especializados.


Grupo Etnográfico de Areosa no Festival Europeu de Folclore de Neustadt in Holstein

O Grupo Etnográfico de Areosa (Viana do Castelo) representou Portugal no Festival Europeu de Folclore da cidade de Neustadt - Europäisches Folklore Festival -, Estado de Schleswig-Holstein, que decorreu entre 31 de julho e 6 de agosto. As suas atuações foram de uma qualidade notável e tiveram um impacto significativo junto do público alemão (estimado em dezenas de milhares de pessoas ao longo da semana) e também dos próprios organizadores do festival, de tal forma que o Grupo foi convidado a fazer a atuação de honra – “(Con)vivências”, com encenação, música e coreografia especiais – no final da cerimónia de encerramento do festival.

O Festival Europeu de Folcore de Neustadt in Holstein é bastante conhecido no norte da Alemanha, realizando-se de três em três anos. Contou este ano com a participação de 14 grupos folclóricos de 11 países e incluiu vários tipos de apresentações, desde espetáculos formais até danças na rua e em instituições sociais, e workshops de dança oferecidos ao público.

O Grupo Etnográfico de Areosa foi fundado em 1966 e concebe as suas atuações com base num estudo aprofundado da etnografia da região de Viana do Castelo e das suas expressões sociais e culturais ao longo da história, aliando-as a elementos originais e de modernidade.


Participação Portuguesa na Extreme Sailing Series em Hamburgo

Muitos parabéns à equipa portuguesa Sail Portugal/Visit Madeira que participou no 4º e último circuito do campeonato mundial Extreme Sailing Series, realizado em Hamburgo entre 28 e 31 de Julho. De assinalar que esta equipa 100% portuguesa conquistou pela primeira vez uma vitória nas “Extreme Sailing Series”, numa das regatas que tiveram lugar no domingo. Uma tripulação – Diogo Cayolla, João Matos Rosa, Luís Brito, Nuno Barreto e Frederico Melo – que nos enche de orgulho!


Ana Moura em Hamburgo

Foi um sucesso notável o concerto de Ana Moura em Hamburgo, no passado dia 15 de Junho, na sala de espetáculos Fabrik Altona, onde apresentou belíssimas canções do seu novo álbum, "Moura", e deliciou o público - alemão e português - com alguns dos seus fados mais conhecidos.


Noite Longa dos Consulados - Portugal 26.05.2016

Noite Longa dos Consulados de Hamburgo

O Consulado Geral de Portugal em Hamburgo participou mais uma vez na Noite Longa dos Consulados da Cidade de Hamburgo no dia 26 de maio, entre as 19:00 e as 22:00. Trata-se de uma iniciativa cultural do Senado de Hamburgo, que se realiza anualmente e na qual Consulados de dezenas de países abrem as suas portas ao público, à noite, e dão a conhecer a sua cultura. 

Este ano, o programa do Consulado Geral de Portugal incluiu a inauguração da exposição “A Cor como Linguagem”, da artista plástica Neusa Sobrinho Amtsfeld, uma apresentação de música tradicional portuguesa pelo Grupo Musical da Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo e uma mostra de gastronomia e vinhos portugueses do Restaurante Nau, de Hamburgo. O evento teve o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., do Restaurante Nau de Hamburgo, da Caixa Geral de Depósitos, da Missão Católica de Língua Portuguesa de Hamburgo e do CCP – Alemanha.


O livro “A Vida numa Mala”, de Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder

O livro “A Vida numa Mala”, de Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder, publicada pela editora Oxalá, foi apresentada no dia 24 de maio no Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Hamburgo, com o apoio do Instituto Camões, I.P. e da Associação Luso-Hanseática, e contou com a presença da Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, da Leitora do Camões, I.P. na Universidade de Hamburgo, Ana Maria Delgado e do antigo Presidente da Associação Luso-Hanseática, Peter Koj. O livro foi apresentado por uma das suas autoras, Svenja Länder.


Veleiro Português NTM Santa Maria Manuela no Aniversário do Porto de Hamburgo

O veleiro português NTM Santa Maria Manuela participa na 827ª edição do tradicional e emblemático aniversário do Porto de Hamburgo, entre 5 e 8 de Maio de 2016, a par de outros conhecidos veleiros de numerosos países. Integrará a monumental parada de entrada, no dia 5 de maio, e a parada de saída no dia 8 de maio, estando aberto ao público e podendo ser visitado nos dias 6 e 7 de Maio, numa das docas flutuantes do cais principal de Hamburgo (Landungsbrücken).


Festa 36 anos Centro Português de Braunschweig


Festa de Verão do Centro de Portugal em Wolfsburg


Lusitaníadas 2016 em Hannover

Visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a Hannover- 30 abril 2016

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, acompanhado pela Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, participou no dia 30 de abril, em Hannover, na 1ª Edição das “Lusitaníadas”, um evento que combinou torneios desportivos com demonstrações de talentos (“Supertalentos” – música, dança, teatro, poesia e outras áreas artísticas) e que juntou pais e alunos dos Cursos de Língua e Cultura Portuguesas que se realizam em 8 localidades do Estado Federado da Baixa-Saxónia (Bad Karlshafen, Braunschweig, Einbeck, Hameln, Hannover, Nordhorn, Osnabrück, Wolfsburg), 2 localidades do Estado de Bremen (Bremen e Bremerhaven), e ainda de uma localidade do Estado Federado da Renânia do Norte-Vestefália, Minden. Participaram cerca de 120 alunos, acompanhados pelos seus pais e familiares. A ideia e organização do evento foram da iniciativa de três professores a cargo do Camões, I.P. na Baixa Saxónia, Carlos Correia, Marla Andrade e Teresa Barreiros, que leccionam os referidos alunos.

As “Lusitaníadas” tiveram por principal objetivo incentivar, junto da comunidade, a aprendizagem do Português, promover a Língua e a Cultura Portuguesas e contribuir para o aprofundamento da relação entre aluno/aluno; professor/aluno; professor/pais; pais/aluno. Pretende-se dinamizar este evento para que ele venha a ser anualmente replicado um pouco por toda a Alemanha.


Visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a Osnabrück - 29 abril 2016

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, visitou a cidade de Osnabrück, na Baixa Saxónia, no dia 29 de abril. A visita incluiu, para além de uma cerimónia solene com o Presidente da Câmara Wolfgang Griesert, um jantar e um programa festivo e cultural no Centro Português de Osnabrück, associação que existe há 44 anos e constitui um ativo e dinâmico exemplo de asssociativismo. Para além da excelente gastronomia e vinhos portugueses, houve atuações de folclore e de fado, na presença de cerca de 200 convivas. Teve também lugar uma visita à Antena Consular que funciona dois dias por semana naquela associação.


Visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a Osnabrück - 29 abril 2016

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, visitou a cidade de Osnabrück, na Baixa Saxónia, no dia 29 de abril. A visita teve por principal enfoque o apoio à grande comunidade portuguesa residente na Baixa Saxónia, de tendência crescente, especificamente a residente na região de Osnabrück, e incluiu uma cerimónia solene de boas vindas pelo Presidente da Câmara Wolfgang Griesert na Câmara Municipal, nomeadamente no salão nobre onde se assinou em 1648 um dos dois Tratados de Vestefália que puseram termo à Guerra dos 30 Anos.

A Paz de Vestefália inspira atualmente o trabalho do município na promoção de relações estreitas com outras cidades do mundo, contando com onze geminações, uma das quais com Vila Real (cujo 10º aniversário de celebrou em 2015), que se pretende aprofundar. A cerimónia permitiu realçar a importância da comunidade portuguesa de Osnabrück e dos serviços consulares proporcionados pela Antena Consular a funcionar na cidade há um ano. No final, o Secretário de Estado e o Embaixador João Mira Gomes assinaram o Livro de Ouro de Osnabrück.


Empresas Portuguesas na Feira de Hannover 2016

Decorreu de 25 a 29 de abril, em Hannover, mais uma edição da prestigiada “Hannover Messe”, que a Adida Económica e Comercial do Consulado Geral de Portugal em Hamburgo, Sofia Rodrigues, visitou. Esta feira é considerada o maior evento de tecnologia industrial do mundo. Estiveram presentes cerca de 20 empresas portuguesas e as associações AIMMAP e ANEME, representantes do sector metalúrgico em Portugal, num espaço reservado ao nosso país. A presente edição teve como país parceiro os EUA e contou com a presença do Presidente Barack Obama.


Participação portuguesa no Festival Internacional de Orquestras Juvenis de Ahrensburg.

A orquestra sinfónica da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro participou no Festival Internacional de Orquestras Juvenis que decorreu entre 13 e 19 de abril na cidade de Ahrensburg, Estado de Schleswig-Holstein. O grupo integrou 48 jovens estudantes e veio acompanhado de cinco professores, e do Maestro Carlos Marques. O concerto dos jovens músicos nacionais, praticamente esgotado, foi no sábado, 16 de abril, e incluiu obras de Mozart, Mendelssohn, Beethoven, Schubert e do compositor português Joly Braga Santos. Foi de uma qualidade notável e teve um impacto significativo junto do público alemão, com críticas bastante positivas.

No percurso de regresso a Aveiro, os jovens passaram pelo Consulado Geral de Portugal em Hamburgo e foram recebidos pela Cônsul Geral Luisa Pais Lowe, que também assistiu ao seu concerto.


TAP PORTUGAL na feira Aircraft Interiors Expo

Entre os dias 5 e 7 de abril realizou-se em Hamburgo mais uma edição da feira “Aircraft Interiors Expo”, que a Adida Económica e Comercial do Consulado Geral de Portugal naquela cidade, Sofia Rodrigues, visitou. Na feira, considerada um dos mais importantes certames internacionais de equipamento e decoração de aeronaves, estiveram presentes representantes da TAP Portugal e da Airbus, que aproveitaram a ocasião para anunciar que a TAP Portugal será a primeira operadora aérea a voar com os novos aviões Airbus 330neo, também equipados com a nova cabine “Airspace by Airbus”, exposta no evento e apresentada nestas fotografias. A estreia das cabines nos A330 convencionais está prevista para junho de 2016, e a chegada dos novos aviões A330neo para junho de 2017.


Visita oficial a Hamburgo do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, 22 Março 2016

O contacto direto com representantes da Comunidade, o ensino da Língua Portuguesa, a ação consular e a participação cívica e política, mereceram uma atenção especial na visita oficial que o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, fez entre os dias 21 e 24 de março à Alemanha, e que o Embaixador de Portugal em Berlim, João Mira Gomes, acompanhou.

A segunda etapa da visita oficial à Alemanha do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, no dia 22 de março, foi Hamburgo, a "cidade mais portuguesa da Alemanha" por ter o maior número e concentração urbana de Portugueses (que são a 4.ª maior comunidade estrangeira da cidade) do país.

Em Hamburgo, o Secretário de Estado José Luís Carneiro visitou as escolas do projeto bilingue de Hamburgo, a Escola Básica Bilingue de Hamburgo (Grundschule Rudolf-Hoss) e Escola Secundária Bilingue de Hamburgo (Stadtteilschule am Hafen), onde visitou uma aula e se encontrou com docentes, diretores e autoridades na área da educação. Seguiu-se uma reunião oficial com o Ministro de Estado e Representante do Estado de Hamburgo junto da Federação em Berlim e da União Europeia, Wolfgang Schmidt, no edifício do Senado/Câmara Municipal. No final do dia, realizou-se uma receção no Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo, a convite da Cônsul-Geral, Luísa Pais Lowe, com representantes da Comunidade Portuguesa residente na área de jurisdição daquele posto (Estados federados de Hamburgo, Bremen, Baixa Saxónia e Schleswig-Holstein). Em Hamburgo, teve ainda um encontro com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Alfredo Stoffel.


O Embaixador João Mira Gomes visitou oficialmente a Baixa Saxónia no dia 3 de março.

O programa desta primeira visita (estão também previstas proximamente visitas a outras regiões e cidades deste grande Estado Federado, assim como encontros com a vasta comunidade portuguesa nele residente) foi essencialmente institucional e empresarial. Na capital do Estado, Hannover, decorreram reuniões com o Ministro-Presidente da Baixa Saxónia, Stephan Weil, e com o Presidente da Câmara da cidade, Stefan Schostok. Na cidade de Wolfsburg, para além de um breve encontro com o respetivo autarca, Klaus Mohrs, teve lugar uma visita à sede do Grupo Volkswagen, incluindo reuniões com membros da Administração e uma visita à fábrica.


Cerimónia de oferta de livros em língua portuguesa à Biblioteca do “Helmut-Schmidt-Gymnasium” de Wilhelmsburg

Teve lugar no dia 23 de Janeiro de 2016 uma cerimónia de oferta de livros em língua portuguesa, facultada pelo Camões, I.P., à Biblioteca do “Helmut-Schmidt-Gymnasium” de Wilhelmsburg, um distrito da Cidade-Estado de Hamburgo onde vive uma comunidade portuguesa de dimensão significativa. A Cônsul Geral em Hamburgo, Luisa Pais Lowe, acompanhada pelo Docente de Apoio Pedagógico da área consular de Hamburgo, Jorge Figueiredo, pelo Diretor da escola, Volker Clasing, participaram no evento, organizado pela Professora Teresa Santos, do Camões, I.P., que leciona na referida escola, em colaboração com a Coordenação do Ensino da Língua Portuguesa em Berlim. Os livros ofertados vão da poesia à literatura infantil, passando por alguns clássicos da nossa literatura, e permitiram criar desde já, na referida biblioteca, uma pequena secção de língua portuguesa.

A cerimónia inseriu-se no “Dia das Portas Abertas” da mencionada escola e foi precedida de um evento cultural na respetiva biblioteca, que incluiu uma exposição do pintor Renato Cavallo e uma sessão de leitura e escrita criativa com a autora Íris Veríssimo, que apresentou um livro da sua autoria, destinado a crianças e jovens.